Logotipo

Ajuda - Backups automáticos

O FastHTML traz um recurso de segurança para você ficar tranquilo enquanto edita seus arquivos. Já aconteceu com você de estar editando um arquivo, remover uma parte do código e, depois de algum tempo, perceber que iria precisar dele? Ou estar editando um PHP complexo, fazer alguma mudança e só depois perceber que tem que voltar atrás e perder muito tempo refazendo?

Com os backups automáticos, o FastHTML automaticamente a cada x minutos (definido por você), faz uma cópia dos textos de todas as suas abas abertas e compacta em um arquivo ZIP, dentro da pasta "backups". Independente se você salvou o arquivo ou não, ele tira um backup do status exato naquele momento. E você pode escolher, nas Preferências, por quantos dias deseja manter os backups. Como são compactado e geralmente os arquivos de texto são pequenos, o espaço utilizado é muito pequeno, mas sua tranquilidade se torna grande!

O arquivo ZIP criado, de tempos em tempos, é formado por uma estrutura virtual baseada no caminho de cada um dos arquivos. Por exemplo, ao abrir o ZIP você terá uma pasta "C", dentro uma "xampp" e dentro uma "htdocs" e dentro o arquivo "index.html, informando que trata-se do arquivo c:\xampp\htdocs\index.html. O backup também é tirado para arquivos ainda não gravados. Neste caso, o arquivo aparecerá na raíz do ZIP, com o nome da aba, por exemplo: Doc_4.html.

A qualquer momento você pode forçar um backup manual. É só teclar Control+F12.

Caso precise recuperar um backup, é só ir no menu Ferramentas - Backups automáticos. Ele abrirá a basta de backups. Por padrão os backups mais novos aparecem em baixo, mas você pode clicar no título da coluna Data para ordenar. Cada arquivo está no formato aammdd-hhmmss.zip, ou seja: ano, mês, dia, hora, minuto e segundo. É só você abrir o ZIP pelo próprio Windows ou com algum programa como o 7-Zip, procurar o arquivo desejado e arrastá-lo ou descompactar todos em alguma pasta. Daí para frente é só recuperar suas preciosas linhas de código!


Configurando

Para configurar a frequência dos backups, a cada 3, 5 (padrão), 10, 15 ou 30 minutos, é só ir nas Preferências, teclando F11, pasta Geral.

Você também pode configurar por quanto tempo deixar os backups, em um período entre 3 e 90 dias, ou até mesmo nunca remover. Essa análise é feita na execução do programa: ele automaticamente apagará todos os arquivos que foram criados a mais tempo do que o configurado.

O tempo de manter os backups é pessoal, mas como geralmente arquivos de texto compactam bem, você terá arquivos pequenos. Por exemplo, ao fazer o site do FastHTML, tirando backups a cada 5 minutos, com várias abas abertas, o backup chegou a apenas 1 Mbyte, muito pouco!


:: Menu principal